..

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Zouk






O zouk é um gênero musical originário das Antilhas. Está presente em vários ritmos brasileiros e sempre teve grande influência na região norte do Brasil, especialmente no Pará.
Este género, praticado nas Antilhas francesas (Martinica e Guadalupe) e também em Santa Lúcia, tem forte presença nos P.A.L.O.P. Nos países de expressão francesa ele é cantado, principalmente, em crioulo. Estudos acreditam que a sua base rítmica pode ser oriunda da cultura árabe[carece de fontes?]. Esta mesma base é encontrada em vários países como Espanha e Portugal, no mundo árabe, no continente africano e em praticamente toda a América.
Em uma das versões sobre o surgimento da música zouk é afirmado a criação para divulgar a Martinica e ter, assim como teve em Cuba, influência cultural em toda a América Latina[carece de fontes?]. O ritmo se espalhou pelo mundo, em diversos lugares, inclusive no Brasil, muitos passaram a acreditar que a música e a dança seriam francesas.
Tanto que por algum tempo, quando a moda de dançar lambada estava em seu auge, o zouk era chamado de lambada francesa.
Zouk — que significa festa — é uma dança praticada no Caribe, mais frequentemente nas ilhas de Guadalupe, Martinica e Santa Lúcia. Assim como o merengue o zouk é dançado trocando-se o peso basicamente na cabeça dos tempos musicais (o que muitos professores de dança chamam simplesmente de tempo).
Hoje no Brasil temos vários estilos, tem o SOULZOUK criado pelo professor China, o zouk love entre outros.
No Brasil, utilizamos o ritmo zouk para dançar uma dança 100% brasileira. Ela é oriunda da lambada, porém, com movimentos mais adaptados ao andamento da música. A lambada era muito rápida e frenética, praticamente impossibilitando muitos passos que existem hoje. Ao contrario disso o zouk no Brasil e lento e sensual possibilitando muitos passos e giros.
Os principais pólos de dança são: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasilia, Amsterdam, Barcelona, Palma de Mallorca, Brisbane, Londres, contando com um número expressivo e crescente de dançarinos e eventos bem organizados.
Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Zouk

2 comentários:

  1. adoro dança acho que todo mundo deveria conhecer melhor essa cultura linda que tira o stress e fas bem para a alma adoro dançar ja pratico a dança de salão a 3 anos estou muito enteresada em começar a praticar a dança zouk

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gabriella
    Concordo com você. O dia-a-dia às vezes fica tão atribulado que praticar uma atividade como a dança dá uma sensação de leveza, criando um ar mais jovial à vida.
    O Zouk é um dos meus preferidos não só pelos passos, mas também pelas música e seu ritmo.
    Você vai gostar!
    =)

    ResponderExcluir

Pesquisar no site