..

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Bachata

A bachata é um ritmo musical originário nas favelas da República Dominicana na década de 60. Considera-se um híbrido do bolero (sobretudo, o bolero rítmico) com outras influências musicais como por exemplo o cha-cha-cha e o tango.
A bachata é frequentemente dançada por casais em um estilo romântico e sensual. Ela pode ser considerada ao mesmo tempo uma apaixonante e sensual forma de expressão através da dança.
                                                       Continue lendo >>

A História
O chamado Bolero ritmo latino-americano nos anos 30 até aos anos 50 faziam as delicias do povo dominicano, e, com esta influência, nasceu a Bachata nos finais da década de 50, no entanto, apenas nos anos 80 teve o seu reconhecimento e foi lançada mundialmente a fim de aumentar o turismo na ilha. Com a ajuda de cantores que se popularizaram, tais como Juan Luis Guerra e Victor Victor na década de 90, e Luís Dias nos anos 80, trouxeram uma nova expressão musical. Primeira fase da Bachata – era um gênero de música e dança marginalizada. Apenas possível de ouvir em cabarés ou bordéis. Segunda fase parece estar relacionada com o aparecimento de uma segunda geração de cantores. As vozes mais conhecidas são: Luis Segura, Mélida Rodriguez e Leonardo Paniagua, que constituem parte de uma expressão que foi popularizando a Bachata nos anos 70 e 80, usando instrumentação electrônica, fusões com outras formas de música moderna. Terceira fase aparece devido à digitalização da gravação das Bachata, na qual houve a introdução de novos instrumentos.


A dança e a Música
Na bachata tradicional é o casal dança com o corpo colado ao do parceiro enquanto a bachata contemporânea há um contato mínimo entre os corpos, o que permite a formação de mais figuras, isto é, passos.

O teor das letras sempre trata da manifestação de amor e carinho, saudade e proposta de vida em que a mulher é a fonte do amor e do desejo. A bachata desempenha o mesmo espírito melancólico, nostálgico  onde combinaram o amor-ódio, com a nostalgia do emigrante e imigrantes. Como deriva do bolero, trata-se uma música romântica, lidando com temas como engano e perda o amor, além de cantar sobre a dor e dificuldade, o amor e a paixão…
Pessoas que desejam aprender bachata, devem estar na mesma sintonia do seu parceiro e da música. Dançar uma bachata perfeita, requer paixão e emoção.

Cantores mais conhecidos: 

Aventura, Toby Love e Juan Luis Guerra, além de outros como Monchy y Alexandra, Xtream.


Bachata no Brasil
Este ritmo ainda não ganhou as rádios do Brasil, mas já vemos algumas versões de músicas em português, como Amigo Fura Olho de Latino (Ella y Yo Ft. Don Omar) e Obsessão de KLB (versão de Obseción).

Como todo ritmo estrangeiro, aprender bachata - a música e o ritmo - não é apenas aprender passos e movimentos, é também conhecer mais sobre as pessoas e a cultura por trás dela.

Fonte: Wikipédia
           Hubpages


Assista:




7 comentários:

  1. Gosto muito de bachata! =D

    Ass.: Davi

    =p

    ResponderExcluir
  2. amoooooooooooooooooooo bachata ass:kênia

    ResponderExcluir
  3. Jeff L'amour Cantor de Bachata no Brasil
    Site Oficial http://jefflamour.com/

    Clipe: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=7yZfzkVspxY

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Helder,
    O nome da música é "Como Estoy Sufriendo"
    Banda: X-Treme

    ResponderExcluir

Pesquisar no site