..

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Dançar ajuda a queimar calorias, esculpir o corpo e melhorar o humor

Que título mais atraente, não?! O jornalista do uol foi muito feliz quando escreveu esse texto. Trabalho com isso, vejo essas modificações no meu dia-a-dia, acredito nesse título e assino embaixo!
Ao longo do texto, destaco aos depoimentos de figuras ilustres da dança de salão como Fabiana Terra (destaque na salsa), Sheila Aquino e Marcelo Chocolate (sambistas consagrados). 
As informações sobre gasto energético também são válidas (a nutricionista aqui também vos indica tais gastos =] ). 
Finalizo essa breve introdução com uma frase que gosto muito e que resume bem o texto: "Viva, divirta-se, dance!"
Boa leitura.
Julli Nunes



Dançar ajuda a queimar calorias, esculpir o corpo e melhorar o humor


Fabiana Terra e Patrick
O Carnaval passou e muita gente se deu conta de que está na hora de aprender a sambar. Já os foliões mais talentosos podem ter pensado que não seria mal trocar as horas de malhação na academia pela dança, já que é possível queimar mais de 400 calorias em uma hora, mais que uma caminhada na esteira. A testemunha é Ivete Sangalo, que afirmou ter perdido 4 quilos no último feriado.

Dançar é uma atividade indicada para todas as idades e traz benefícios para o corpo todo. Por ser uma atividade aeróbica, envolve gasto calórico, além de melhorar a postura e o equilíbrio e aumentar a consciência corporal.

“A dança modela o corpo e atua diretamente na diminuição da pressão arterial, melhora a função cardíaca e a circulação, ajuda no controle do diabetes e previne o AVC (Acidente Vascular Cerebral)”, diz Ricardo Cury, ortopedista vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho.

Uma atividade moderada como a dança pode ser praticada até cinco vezes por semana, em períodos de 30 minutos. “Pode-se associar a dança ao trabalho de fortalecimento muscular, duas vezes por semana”, afirma o médico.

O principal é aprender e praticar a dança de maneira progressiva e orientada. “Se o indivíduo tem algum tipo de problema associado, ele deve fazer um check-up geral e ter muita consciência de sua condição física. Vale a pena pecar pelo excesso, nesse caso, e submeter-se a uma avaliação médica”, conclui o médico.


Sheila Aquino e
Marcelo Chocolate
Outros benefícios
Dançar também promove a sensação de bem-estar e melhora o humor. Fabiana Terra é profissional formada dança de salão há 15 anos. Para ela, a dança é uma forma de expressão corporal que traz equilíbrio emocional. "Diminui a timidez, aumenta a confiança, causa alegria e reduz a ansiedade. E melhora a capacidade de se relacionar em grupo”, atesta.
O médico reforça a tese e acrescenta: “Até os 6 de idade, a dança é uma ótima opção para introduzir uma atividade física, porque influi na formação da pessoa e é vista como recreação. Para os idosos, ela pode representar mais do que isso, porque além da socialização, mantém a pessoa ativa fisicamente”.
Aprendi a pensar rápido com a dança, ter agilidade, flexibilidade e desenvolver a percepção. Já fui manequim 44 e hoje visto 36 ou 38. Em época de ensaio intenso, meu manequim chegou a 34”, conta a bailarina Sheila Aquino, que começou a dançar com 15 anos, consagrou-se fora do Brasil dançando com o amigo Carlinhos de Jesus e atualmente é parceira e namorada de Marcelo Chocolate.
O bailarino, que já foi fuzileiro naval, conta que a atividade também auxilia na melhora da postura. “No samba, o cavalheiro deve olhar acima da cabeça da dama. O indivíduo aprende a dançar de peito aberto e usa quase todos os grupos musculares do corpo. Nesse sentido, comparo a dança à natação”, diz.
A nutricionista Samantha Macedo, da Equilibrium Consultoria, revela que em uma hora de samba pode queimar até 441 calorias. Mas, se você não é fã do ritmo, não faltam opções. Em uma hora de salsa, pode-se gastar 426 calorias e, em uma hora de tango, 368 calorias.

Para garantir o pique, a dica é investir nos alimentos certos. “Opte por carboidratos de rápida digestão, como frutas, sucos e torradas se for comer antes da aula e evite alimentos gordurosos e muito pesados”, ensina a nutricionista. Também é importante garantir a boa hidratação antes e durante a aula, para repor o líquido perdido pelo suor.

Fonte: www.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar no site